Como posso superar as minhas insónias?
- Joana Maria Matos

- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2024
A insónia é caracterizada por um estado de hiperalerta ou hipervigilância, onde a pessoa está constantemente tensa e preocupada.
Esse estado de hiperalerta é fruto do modo de sobrevivência em que o nosso cérebro entra em determinados contextos. Deste modo, produz uma resposta de "luta ou fuga" que é a reação fisiológica instintiva a uma situação ameaçadora, que nos prepara para resistir com força ou fugir, com o intuito de sobreviver e nos manter seguros.
Quando direcionada a uma ameaça externa tangível, como um urso pardo, um leão ou uma cobra, a resposta de luta ou fuga pode salvar as nossas vidas.
No entanto, quando direcionada a uma ameaça interna percebida, como a insónia ou a ansiedade, a resposta de luta ou fuga pode levar a uma luta interna.
A resposta de luta ou fuga também é conhecida por outros nomes, como:
-Hipervigilância
-Ansiedade generalizada
-Hipersensibilidade
-Ataques de pânico
-Pensamentos acelerados
Essas diferentes nomenclaturas podem-nos levar a acreditar que enfrentamos múltiplos problemas, quando na verdade, são facetas da mesma resposta de luta ou fuga.
Embora seja possível abordar esse entendimento por conta própria, também é possível procurar orientação profissional para contextualizar e aplicar esses ensinamentos de forma prática à sua situação individual.
A nossa oportunidade está em reconhecer essa verdade com clareza e honestidade. Ao compreender que a resposta de luta ou fuga não é necessária para situações não ameaçadoras, o nosso cérebro pode automaticamente diminuí-la.
Podemos então reservar a resposta de luta ou fuga para situações realmente ameaçadoras, permitindo alcançar a tranquilidade desejada.
O momento da verdade ocorre quando percebemos que, ao tentar parar a resposta de luta ou fuga, estamos, na verdade, a criar uma nova ameaça interna percebida, ativando ainda mais a resposta que queremos interromper.
Essa tentativa de interromper a resposta de luta ou fuga acaba por a ativar novamente, levando a um ciclo vicioso de luta interna.


Comentários