top of page

Porque é que acordo de 2 em 2 horas? Porque é que acordo depois de 4 horas de sono? Porque é que acordo sempre à mesma hora?

Uma "pista emocional" programou o seu relógio interno e acorda num estado de hiperestimulação ou medo. Essa combinação de emoção forte e de ver as horas (p. ex: são 3:13 e agora vai acordar vários dias a essa hora ou está a acordar exatamente de 2 em 2 horas ou ainda dorme 4 horas e acorda e o padrão repete-se durante vários dias) torna-se um sinal/pista interno. O seu cérebro associa esse horário a algo importante que está a acontecer e o seu relógio interno acorda-o nesse horário programado ou nessa cadência.

Está a notar o notável - Nós acordamos várias vezes por hora, mas geralmente não percebemos. Se acorda às 3:13, se está a acordar de 2 em 2 horas ou ainda se dorme 4 horas e acorda com uma emoção forte, olha para o relógio e apercebe-se das horas, vai-se lembrar desse horário.O seu cérebro procura pistas para entender o que está a acontecer e interpreta esse horário específico como uma pista importante.


O que fazer sobre despertares "a horas certas"?

  1. Passo - Entender que eles são comuns - Saber as razões por trás dos despertares "a horas certas" já ajuda.

  2. Passo - Não veja as horas durante a noite - Se evitar olhar relógios ou dispositivos eletrónicos durante a noite, não tem como saber as horas, não pode programar o seu cérebro e isso torna impossível ter despertares "a horas certas".

  3. Passo - Abordagem de aceitação e não julgamento - Não interprete os despertares "a horas certas" como um problema. Aceite que eles podem acontecer e não os julgue nem se julgue. Essa atitude não alimenta mais ansiedade sobre o assunto.


ree

 
 
 

Comments


geral@clinicadainsonia.com     |     +351 962106414

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

European Certificate in Psicology Number: PT-068354-202212    

Cédula de membro efectivo Ordem Psicólogos Portugueses nº 27446

Cédula de membro efectivo Ordem Médicos Portugueses nº 62746

©2024 por Joana Maria Matos.

bottom of page