Posso Ficar na Cama por um Longo Período?
- Joana Maria Matos

- 25 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Ficar na cama praticamente o dia todo, uma vez por outra, há partida não terá quais desvantagens ou consequências físicas ou mentais, desde que a pessoa sinta que necessita e/ou que isso é prazeroso.
Benefícios de Descansar na Cama
Há vários benefícios de descansar na cama, nomeadamente permitir que o corpo se recupere de atividades intensas ou stressantes, ajudar a aliviar dores musculares e fadiga, promover um sono de qualidade para restaurar a energia.
Mas também existem vários benefícios mentais e emocionais, como por exemplo reduzir o stresse e a ansiedade, melhorar o humor e o bem-estar geral e proporcionar um momento de relaxamento e desconexão.
Quando é que é Apropriado Ficar na Cama?
Após uma doença ou cirurgia para se recuperar, quando se sente muito cansado ou esgotado e durante períodos de stresse intenso ou depressão.
Riscos de Ficar Muito Tempo na Cama
No entanto, também podem existir vários problemas físicos associados a ficar muito tempo na cama, como a perda de massa muscular e força, enfraquecimento dos ossos, problemas circulatórios e risco de trombose.
Além disso, passar muito tempo na cama também pode ter impacto psicológico, como isolamento social e solidão, dificuldade em retomar as atividades diárias, agravamento de sintomas de depressão, etc.
Recomendações para um Descanso Saudável
Para se ter um sono de qualidade e um descanso reparador é importante que se estabeleçam limites de tempo na cama. Se possível e necessário, mantenha uma rotina de atividades leves e procure apoio social e terapêutico.
Equilíbrio entre Descanso e Atividade
Como em todas as áreas da nossa vida, para estarmos funcionais e saudáveis, há a necessidade de manter um equilibrio entre o repouso e a vida ativa. Se esteve deitado na cama durante bastante tempo, importa retomar as atividades de forma gradual e evitar o retorno abrupto à rotina normal. Assim, inicialmente deve fazer exercícios suaves, como caminhadas e tarefas domésticas leves e retomar ou iniciar atividades de lazer e hobbies. Além disso, é fundamental manter uma abordagem compassiva consigo mesmo, sendo gentil e percebendo que a paciência e a compreensão com a situação no geral serão elementos chaves para voltar a ter uma vida de qualidade.
Se necessário procure apoio de profissionais de saúde - orientação médica sobre o período adequado de repouso, acompanhamento de fisioterapeutas e/ou psicólogos e se necessário procure criar um plano de reabilitação individualizado.


Comentários